Som do teclado do computador revela informações digitadas

da Folha Online

Como se já não bastassem os programas maliciosos que roubam informações digitadas no computador, os teclados podem contribuir de outras formas com piratas virtuais.

Essas pessoas mal-intencionadas podem, por exemplo, saber o que foi digitado ao identificar o barulho emitido por cada tecla --algo perfeitamente possível, segundo um estudo da Universidade da Califórnia.

A "tradução" dos sons, feita por um programa de computador, apresentou 96% de precisão ao identificar os caracteres.

"Os especialistas em segurança devem ficar atentos em relação a essa forma de espionagem acústica", afirmou Doug Tygar, professor de ciência da computação e responsável pelo estudo.

Como parte da pesquisa, o grupo gravou os sons de digitação emitidos por diversos usuários. Esses ruídos foram então transferidos para um computador, que identificou as diferenças de barulho apresentadas por cada tecla.

Nos primeiros testes, a precisão na identificação foi de 60% para caracteres e 20% para palavras inteiras. Depois de alguns ajustes, os pesquisadores conseguiram chegar aos 96% e 88%, respectivamente.

"Se nós conseguimos atingir esse resultado, é possível que outras pessoas, com intenções menos nobres, façam o mesmo", disse Tygar.

Com agências internacionais

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home