Honda prepara robô para trabalhar em escritórios

O robô humanóide da Honda Motor, Asimo, criado quatro anos atrás, está sendo preparado para realizar trabalhos de verdade. Principalmente tarefas de escritório.

A Honda, considerada uma das mais inovadoras entre as empresas japonesas, e líder no desenvolvimento de robôs humanóides, mostrou hoje um Asimo mais inteligente e veloz que, pela primeira vez, é capaz de correr, ainda que a apenas três quilômetros por hora - a velocidade de uma caminhada para um ser humano.

O Qrio, da Sony, se tornou, em 2003, o primeiro robô humanóide a "correr", atividade definida pelos engenheiros robóticos como tirar ambos os pés do chão entre as passadas, mas o Asimo exibiu velocidade quase quatro vezes maior.

O andróide melhorado da Honda, que ganhou 10 centímetros e hoje atinge o 1,30 metro - alto o bastante para ser visto por sobre as divisórias de um escritório - também responde de maneira muito mais rápida aos estímulos, o que permite movimentos mais fluidos e apertos de mão naturais. O robô também se movimenta quase duas vezes mais rápido, ao ritmo de 2,5 quilômetros horários.

"Queremos que ele venha a se tornar útil em um ambiente de escritório", disse Takanobu Ito, diretor executivo da terceira maior montadora de automóveis do Japão em entrevista coletiva no centro de pesquisa da Honda em Wako, próximo a Tóquio. "Pela primeira vez, o Asimo pode andar em velocidade que não atrapalha o deslocamento das pessoas em torno dele", disse Ito.

Com mais sensores embutidos, o Asimo agora pode mudar de rumo quando reconhece obstáculos em seu percurso predeterminado. Isso vem se somar a tarefas aprendidas anteriormente, como o reconhecimento de rostos, atender a chamados e subir e descer escadas.

Isso significa que ele poderia se deslocar por um escritório, entregando cartas, por exemplo, e evitando as mesas e pessoas que encontre. Mas Ito disse que vai levar alguns anos antes que o Asimo se torne útil em condições reais.
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home