Infecções por bactéria que necrosa tecidos e músculos são mais freqüentes do que se pensava

Quanto mais se procura, mais se encontra... E não serão sempre coisas boas. De acordo com a revista Nature, uma rede européia de pesquisadores descobriu que infecções causadas pela bactéria A Streptococcus são mais freqüentes do que se pensava. A bactéria é conhecida como “devoradora de carne” e a infecção por ela causada pode levar à morte.

Cientistas em 11 países, liderados pelo microbiologista Aftab Jasir, da Universidade de Lund, Suécia, vêm pesquisando desde 2002 os casos de infecção por A Streptococcus. Antes de iniciar o projeto, a expectativa era de encontrar cerca de mil casos nos primeiros 18 meses. Em vez disso, porém, foram detectados cinco vezes mais.

“Tem havido muito pouco controle em países como Itália, Chipre e Romênia”, diz Jasir. Esses países afirmavam que eles tinham muito poucos casos. “Mas quando a pesquisa foi feita, descobriu-se que a incidência era aproximadamente a mesma em todo lugar: entre 3.8 e quatro casos por 100 mil pessoas.”

A maioria das infecções causadas pelo A Streptococcus são benignas. Elas podem provocar dor de garganta ou até mesmo não causar nenhum sintoma. Porém em alguns casos a bactéria misteriosamente se torna perigosa, muito perigosa. Ela pode consumir tecidos e músculos, necrosando-os . Quando isso acontece, entre 20 % e 30 % dos pacientes morrem em 24 horas, mesmo tendo sido tratados com altas doses de antibióticos.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home