Criador do Napster revela nova tecnologia online


Shawn Fanning, no passado criticado pelas gravadoras como criador do serviço gratuito Napster, lançou ontem uma nova tecnologia para transformar a ameaça dos serviços de troca de arquivos pela Internet em oportunidade para as gravadoras e os músicos.

Ao lançar a nova plataforma, Snocap, Fanning e os co-fundadores Jordan Mendelson e Ron Conway, disseram que a empresa, também chamada Snocap, tinha fechado acordo com o Universal Music Group, parte da Vivendi Universal, para licenciar seu catálogo. A Snocap recebeu US$ 10 milhões em investimentos iniciais. Depois de registrar músicas e informações de direitos autorais no banco de dados da Snocap, as gravadoras e artistas podem administrar a distribuição do conteúdo por meio do sistema digital que a Snocap oferece. A tecnologia permite que sejam criadas regras, em base mundial, para cada faixa registrada.

Ao usar tecnologia de identificação para acompanhar as canções, a Snocap oferecerá aos consumidores opções autorizadas semelhantes às que encontram nos serviços de troca de arquivos. Com o fim da ameaça de processos judiciais, os consumidores também receberão serviço de melhor qualidade, evitando vírus, arquivos falsos ou publicidade indesejada, disse Fanning.

A Snocap, que oferece serviços de apoio a empresas, disse que negocia com diversos serviços de troca de arquivos, empresas de comércio eletrônico e gravadoras. A Sharman Networks, distribuidora do Kazaa, não comentou o assunto e Michael Weiss, presidente-executivo da Streamcast, distribuidora do Morpheus, afirmou que estava preocupado com a compatibilidade da tecnologia. "Meu medo é que a Snocap está trazendo soluções que estão quatro anos atrasadas", disse Weiss.

Uma porta-voz da Snocap afirmou que os temores de Weiss são infundados e que a tecnologia de identificação se aplica a redes de troca de arquivos centralizadas e descentralizadas, como é o caso do Morpheus.

Fanning afirmou que a Snocap trabalha com a MashBoxx, um novo serviço de troca de arquivos que deve ser lançado no próximo ano. Fontes da indústria afirmam que a Sony BMG Music Entertainment quer usar a Snocap para popularizar o MashBoxx. Depois de anos culpando serviços de compartilhamento de arquivos por bilhões de dólares em vendas perdidas, todas as gravadoras buscam agora maneiras de legitimar estes serviços.

O Napster original terminou fechado em 2001 devido a um processo por violação de direitos autorais e foi vendido à Roxio, que o relançou como serviço online pago. Mas apesar da proliferação de serviços comerciais como o novo Napster, o Rhapsody da RealNetworks e até mesmo o iTunes, da Apple Computer, Fanning disse que a troca não autorizada de arquivos continua a ter a mesma força.
 
Reuters

 

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