Transmissão de dados via celular alcança 1Gbps em laboratório

da Agência Lusa

Imagine transmitir todo o conteúdo de um CD via equipamentos móveis em apenas 5,6 segundos. Essa realidade foi possível em um laboratório da empresa alemã Siemens, onde a transferência de dados entre redes WLAN (Wireless Local Area Network) e terminais móveis aconteceu com velocidade de 1Gbps. A marca representou um recorde para a companhia --até então, a maior velocidade atingida era 20 vezes menor: 50 Mbps.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores utilizaram um "sistema inteligente" com três antenas transmissoras e quatro receptoras, que utilizam a tecnologia OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing). Essa alternativa, dizem os cientistas, deve ser amplamente usada com a tecnologia W-CDMA (terceira geração móvel).

De acordo com a Siemens, a nova era da telecomunicação móvel deve ter início em 2015, quando as velocidades de transmissão de voz, dados, imagem e multimídia serão multiplicadas por dez.

Para que isso aconteça, os sistemas de comunicação móvel terão de maximizar a eficiência de utilização das frequências de rádio e minimizar o consumo de energia. A informação é do presidente da divisão de redes móveis da Siemens Communications, Christoph Caselitz, citado no comunicado que divulgou o teste.

O executivo acrescentou que o recorde de velocidade obtido no laboratório da empresa mostra como pode ser eficiente a combinação de sistemas de antenas inteligentes com a tecnologia OFDM, utilizada em televisão e rádio digitais.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home