Navegador alerta internautas sobre sites que aplicam golpes na web

da Folha Online

O navegador Deepnet Explorer 1.3 pode ajudar internautas a se prevenir contra golpes aplicados em falsos sites na rede --uma tática conhecida como phishing scam. A ferramenta que utiliza a engine do Internet Explorer, da Microsoft, analisa os endereços das páginas visitadas e os confronta com sites de uma lista para determinar se eles são maliciosos.

Disponível em versão beta, a versão 1.3 também barra pop-ups que se movem pela tela, geralmente imunes a filtros. Estas "barreiras" tradicionais, já disponíveis em diversos programas, invalidam comandos para abrir novas janelas com anúncios.

A ferramenta também mostra aos internautas todos os programas instalados, enquanto visita sites, para descobrir suas preferências e outras informações pessoais. Nas próximas atualizações, a empresa deve oferecer na tela inicial do programa o buscador Google.

"As empresas de segurança preocupam-se com vírus, mas sites falsos que tentam obter informações pessoais e financeiras dos usuários não são vírus. Por isso a importância de uma ferramenta como a nossa", disse Yurong Lin, diretor da Deepnet, ao site News.com.

Apesar de ter escolhido a engine do navegador da Microsoft, a empresa considera mudanças para o futuro. Uma das opções seria adotar a nova versão do Netscape, da AOL, que deve funcionar movida a Gecko, engine da Mozilla Foundation, e também a Internet Explorer. A data de lançamento da ferramenta da AOL ainda não foi divulgada.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home