Tecnologia viabiliza telefone holográfico

da Folha de S.Paulo

A idéia de mandar mensagens em forma de imagens holográficas em três dimensões ficou popular com os filmes da série "Star Wars". Dois cientistas japoneses desenvolveram uma tecnologia que torna possível a futura produção de telefones que exibam imagens holográficas das pessoas que estão falando.

Em um laboratório da Universidade de Tóquio, uma mulher foi filmada digitalmente, por todos os ângulos, dentro de uma cabine.

As imagens foram reproduzidas em um tubo cilíndrico. Dessa forma, quem estivesse na parte da frente via o rosto da mulher, mas alguém na parte de trás só podia ver a nuca. A imagem obtida tinha 20 centímetros de diâmetro e 25 centímetros de altura.

O cilindro, batizado de SeeLinder --um trocadilho em inglês com as palavras "see" (ver) e "cilinder" (cilindro)-- foi criado por Susumu Tachi, professor de ciência da computação e física, e pelo cientista Tomohiro Endo, que combinaram fibras ópticas, componentes eletrônicos e diodos de emissão de luz branca.

O principal desafio para o eventual uso comercial do dispositivo (em telefones, por exemplo) é diminuir os custos da produção. O tubo cilíndrico custou 10 milhões de ienes, o equivalente a pouco mais de US$ 97 mil. Mas os cientistas esperam refinar o produto para comercializá-lo.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home