Executivo japonês é preso por distribuir filme na web

da Folha Online

Um executivo do Japão passará um ano preso por ter distribuído o filme "Uma Mente Brilhante" na internet. Yoshihiro Inoue, 42, ofereceu o arquivo a outros internautas em redes P2P (peer-to-peer). Ele foi preso pelo mesmo motivo em novembro de 2003, liberado em seguida, e sua condenação só saiu agora.

De acordo com Mike Ellis, da MPAA (associação dos estúdios de cinema dos Estados Unidos), essa prisão representa um marco global contra a pirataria de filmes. "A condenação mostra que os internautas envolvidos nessas ações podem ser descobertos", disse.

"As pessoas precisam entender que trocar arquivos em redes P2P pode ser considerado crime e eles terão de responder por seus atos", continuou.

Em meados de setembro, os sete maiores estúdios de Hollywood processaram internautas que teriam baixado da rede arquivos de filmes recentes, como "Homem-Aranha 2" e "Tróia". A iniciativa seguiu o modelo adotado pelas gravadoras, que tentaram resolver na Justiça problemas envolvendo direitos autorais e redes P2P.

Segundo a MPAA, a indústria norte-americana de cinema perde US$ 3 bilhões a cada ano por causa da pirataria.

Com BBC

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home