Tarada por números


Proibida de estudar matemática, Sophie Germain ousou adotar um pseudônimo masculino e desafiou os preconceitos


Nos anos difíceis da Revolução Francesa, Sophie Germain (1776-1831) procurava algum assunto que prendesse sua atenção e a distraísse do terror das ruas de Paris. Confinada em casa, ela passava os dias na biblioteca do pai e foi atraída pela matemática desde que leu a história de Arquimedes. Segundo o relato lido, o matemático grego havia sido assassinado por um soldado romano invasor ao lhe repreender por ter pisado em suas figuras geométricas desenhadas no chão.

Se a paixão de Arquimedes pela matemática era assim grande, esse assunto deveria valer a pena. Mas os números ainda não eram para moças ou meninas como Sophie, que foi desestimulada pela sociedade a fazer o que queria. A jovem passou então a estudar às escondidas, quando todos em sua casa dormiam. Ela foi descoberta e seus pais passaram a esconder suas roupas e cortar as fontes de calor e luz da casa para que a moça não saísse da cama e passasse suas noites debruçada sobre os livros.

Sophie não pôde entrar nas escolas de Paris, mas persistiu, conseguiu conquistar o apoio de seus pais, estudou sozinha e contribuiu para a solução do Último Teorema de Fermat - proposto por Pierre de Fermat em 1637 e provado em 1993 - com o que hoje é conhecido como "Números Primos de Sophie Germain".

Para participar da comunidade matemática, ela submeteu seu trabalho ao alemão Karl Gauss, um dos mais respeitados matemáticos da época. Sophie escrevia-lhe cartas com o pseudônimo de Antoine-August Leblanc, um suposto promissor aluno que havia desistido da Escola Politécnica de Paris.

Salva-vidas
O matemático alemão era famoso por seu rigor acadêmico e pela sua arrogância com os jovens estudantes, mas se mostrou encantado e passou a respeitar o trabalho de "Monsieur Leblanc". Essa admiração não diminuiu mesmo quando Gauss descobriu que o nome de seu correspondente não era Leblanc, muito menos era ele um monsieur - a troca de idéias entre os dois através das cartas até aumentou.

A verdadeira identidade de Sophie foi revelada quando Napoleão ocupou a Alemanha e a moça apelou a um amigo comandante francês que garantisse a segurança de Gauss. O militar procurou o matemático e disse-lhe que tinha uma protetora. Sophie Germain temia que seu correspondente tivesse o mesmo fim de Arquimedes.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home