Painel exibe notícias em tempo real na Internet
Hector Lima


O desenvolvedor Jonathan Harris lançou no começo de novembro o site 10 x 10 (ou "dez por dez"), que tem se mostrado uma nova - e artística - maneira de exibir os fatos mais importantes e criar um verdadeiro panorama do estado das coisas do mundo através de palavras-chave e fotos coletadas de sites de notícia a cada hora.

O 10 x 10 se apresenta como um painel com cem fotos (dez na horizontal e dez na vertical), acompanhado de uma lista de cem palavras. Quando se clica em cada foto ela é ampliada para exibir uma palavra relacionada e os links da notícia. As mesmas palavras na direita também são ampliadas conforme se passa o mouse pela lista para revelar as imagens correpondentes.

A base do "dez por dez" são os sites Reuters, BBC e NY Times, escaneados eletronicamente em busca das palavras mais relevantes, sem edição humana no conteúdo. Às 19h30 desta quarta (01/12), a palavra de número 55 era "Brazil", a foto correspondente mostrava frascos de remédios e as manchetes relacionadas falavam do programa brasileiro de combate à Aids, o Conselho da Onu e cidades da turnê do tenor Pavarotti.

É possível consultar os arquivos diários de cada hora e ver que há sempre imagens se repetindo porque há um padrão e o sistema entende isso como algo relevante. O site foi construído por Harris - da empresa de design de informação Fabrica e criador do Word Count - usando as linguagens Perl, MySQL, PHP, e Macromedia Flash. Por isso não é incomum abrir uma foto e ver notícia aparentemente não-relacionada, mas ambos estão em sintonia de conteúdo. Na seção "For Developers" ("para desenvolvdores") os internautas são convidados a usar material do site em projetos sem fins lucrativos.

Obviamente há edição humana nas notícias originais, então há que se levar em conta que o conteúdo é limitado ao que aparece nas três fontes. Ainda que pareça mais uma instalação multimidia que um serviço jornalístico, o tenbyten.org gera verdadeiras cápsulas do tempo, congelando um determinado momento na História do planeta em pequenas obras de arte que convidam os leitores a horas de navegação.
 
Magnet

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home