Ficar sem internet causa sintomas de abstinência, diz estudo

da Folha Online

Ficar sem acesso à internet pode deixar as pessoas com sintomas de abstinência e provocar sentimentos de perda e de estar sem contato com o mundo exterior, afirma um estudo patrocinado pelo portal Yahoo!.

A pesquisa, conduzida pela empresa OMD, examinou os hábitos dos internautas e suas conexões emocionais com a rede mundial de computadores. Ele revela que o dia-a-dia das pessoas ficou mais difícil sem a web, pois muitas ferramentas já foram integradas à rotina dos usuários.

Agendar viagens, pagar contas e conferir os resultados esportivos, além de se comunicar com os amigos e a família, são algumas das atividades que os internautas disseram mais sentir falta depois de ficarem duas semanas sem acesso à web.

Todos os participantes receberam US$ 500 para não usar a internet por duas semanas. Quase metade deles disseram que devolveriam o dinheiro dentro de cinco dias para poder voltar a navegar pela rede mundial de computadores.

Perda

Os participantes tiveram sentimentos de perda, frustração e desunião quando não podiam acessar a internet, independentemente da classe social, idade ou etnia. Alguns usuários disseram sentir falta de "uma válvula de escape".

A pesquisa mostra ainda que um círculo social foi criado em torno do acesso à internet. Alguns internautas disseram que "deixaram de falar com pessoas com quem costumava falar diariamente".

"Um homem em Boston (EUA) disse que sentiu falta até mesmo de spam (mensagens de e-mail não-solicitadas)", disse Sean Finnegan, diretor da OMD Digital, ao site "NewsFactor" (www.newsfactor.com).

Sem poder navegar pela web, os entrevistados relataram que passaram a usar mais seus telefones celulares e outros meios de comunicação tradicionais, como jornais, além de irem ao banco pagar as contas.

"O estudo indica que realizar essas tarefas no mundo digital é muito mais rápido e barato para os consumidores", disse Finnegan.

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home