"Sistema imunológico" pode proteger PCs de vírus

da Folha Online

Pesquisadores vão começar em breve um estudo de US$ 13 milhões para tentar combater as epidemias de vírus que atingem a internet. Eles vão usar as mesmas técnicas adotadas para conter epidemias de vírus que afetam seres humanos.

O objetivo é criar em redes de computadores um sistema imunológico similar ao humano, para que os micros se defendam sozinhos de novas ameaças, disseram os cientistas.

Carl Landwehr, diretor de programas da NSF (Fundação Nacional para a Ciência, em português), instituto que financia o projeto, afirmou que será possível identificar vírus mais rapidamente e criar defesas em nível global contra as pragas.

Para isso, pesquisadores vão tentar entender melhor as relações entre humanos, computadores e ciberataques, disse o cientista.

Epidemias de vírus são um problema freqüente para a maioria dos usuários de computador e podem causar prejuízos de bilhões de dólares em produtividade perdida para as empresas.

Stefan Savage, professor de ciência da computação da Universidade da Califórnia (EUA), comparou o movimento de vírus na web com a propagação de vírus como o do Oeste do Nilo, transmitido por um mosquito.

"Vamos analisar quais vetores são usados, assim como fazemos para estudar o vírus do Oeste do Nilo. Depois vamos tentar criar defesas para evitar que as pragas digitais se espalhem no meio digital", disse.

Com agências internacionais


 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home