Microsoft prepara Windows sem Media Player para mercado europeu

da Folha Online

A Microsoft está pronta para colocar uma versão do Windows sem o Media Player à venda na Europa, conforme manda uma sentença emitida contra a companhia pela União Européia, em março deste ano.

Na ocasião, a empresa norte-americana foi condenada a pagar multa de € 497 milhões (cerca de US$ 600 milhões), além de vender uma versão de seu sistema operacional sem o Media Player, usado para reproduzir música e vídeos no formato digital.

A empresa ainda foi obrigada a divulgar partes de código do Windows para companhias rivais no mercado de servidores --o objetivo é tornar o sistema mais compatível com programas desenvolvidos pela concorrência.

"Nós certamente estaremos prontos para cumprir a decisão", disse Brad Smith, diretor jurídico da companhia, durante uma coletiva de imprensa. Ele disse que a fabricante norte-americana de software "investiu milhões de dólares nos últimos meses" para preparar uma versão do Windows sem o aplicativo multimídia.

Ajuda

No passado, a Microsoft disse que teria problemas para tirar o Media Player do Windows, alegando que o aplicativo estava integrado a várias funções do sistema operacional, como o mecanismo de ajuda.

A União Européia exigiu que a Microsoft removesse o aplicativo para dar às rivais da empresa, como RealNetworks e Apple, uma chance de competirem com a empresa no mercado de software de entretenimento. A companhia norte-americana apelou da decisão.

A Microsoft pede que as punições --entre elas a separação do Media Player-- sejam suspensas até que o caso, que entrou na fase de apelação, seja finalizado, o que pode levar pelo menos três anos.

Autoridades do bloco econômico alegam que, caso as sanções sejam suspensas, elas serão irrelevantes ao fim do processo. A companhia afirma que as punições podem prejudicar a empresa de uma maneira irreparável.

Até sexta-feira, Bo Vesterdorf, presidente da Primeira Corte de Apelações do bloco econômico, vai decidir se as sanções anunciadas em março serão aplicadas imediatamente.

Com Reuters


 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home