Veja programas que melhoram a qualidade dos MP3

da Folha de S.Paulo

É possível melhorar o som dos arquivos MP3. A opção mais óbvia é ajustar o equalizador gráfico do software tocador, mas isso nem sempre dá bons resultados. Existem plug-ins (acessórios) que são mais simples e eficazes.

O Winamp (www.winamp.com) tem a melhor coleção de plug-ins gratuitos, na qual se destacam o Enhancer (www.winamp.com/plugins/details.php?id=81361), com nove controles para ajustar graves, agudos e efeito estereofônico, o SoftAmp VirtualSound (www.winamp.com/plugins/details.php?id=27667), que tenta criar efeitos tridimensionais a partir de arquivos MP3 comuns, e o Ozone (www.winamp.com/plugins/details.php?id=79374), que ajuda a eliminar o som metálico proveniente de gravações ruins.

Já o Rock Steady (www.winamp.com/plugins/details.php?id=1099) desempenha uma tarefa vital: nivela o volume dos arquivos que estão sendo tocados.

Configuração

Depois de instalar os plug-ins, é preciso configurá-los. Abra o Winamp e tecle Ctrl+P. Selecione a opção DSP/Effect, clique no nome do acessório em questão e siga as instruções exibidas. Apenas um plug-in pode ser usado por vez.

Se você costuma ouvir música com fones de ouvido, experimente o Lake PLS, que usa o sistema Dolby Headphone para aumentar a sensação de envolvimento sonoro. Ele pode ser testado gratuitamente por 30 dias e é compatível com o tocador MusicMatch (www.musicmatch.com/info/plug-ins/?plugin=dsp_lakepls&version=
6.10.0162&os=pc
).

Ao criar seus próprios arquivos MP3, fique atento à bitrate (taxa de bits) utilizada. O ideal é ajustar o programa de gravação para 192 Kbps ou 224 Kbps. O melhor programa para criar MP3 a partir de CDs de música é o Exact Audio Copy (www.exactaudiocopy.de), que funciona bem mesmo com discos riscados. Antes de instalá-lo, é preciso baixar também o Lame (www.jthz.com/~lame).

Regravação

Usar o PC para gravar discos de vinil e melhorar seu som é tarefa simples, mas esteja atento a um detalhe. Não é possível ligar o toca-discos diretamente à placa de som. A solução mais simples é ligar a saída Rec Out do seu aparelho de som à entrada Line In do micro. Se você não tem amplificador (apenas um toca-discos), considere a compra do Clean Plus -R$ 390; www.controle.net-, que é um pacote de software de gravação e amplificador externo.

O melhor software para gravar LPs é o GoldWave (www.goldwave.com), que custa aproximadamente US$ 42, mas pode ser testado de graça.

Antes de usá-lo, ligue o toca-discos e abra o controle de volume do Windows. Clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Entretenimento e Controle de Volume. Na janela exibida, clique em Opções, Propriedades, Gravação e OK. Selecione a entrada Line In.

Abra o GoldWave e clique em Options e Control properties. Abra a guia Recording e marque o item Monitor input. Ajuste o controle de volume do Windows enquanto observa, no GoldWave, a janela Control. O ideal é que o som não chegue a 0 dB -se isso acontecer, haverá forte distorção.

Depois de fazer a gravação, clique em Effect, Filter e Noise Reduction, selecione uma das opções apresentadas no campo Preset (os itens Default e Light Hiss Removal são os melhores para iniciantes) e clique em OK. O programa limpará o som do disco de vinil.

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home