Robô vai desafiar humanos no futebol de mesa
 


Primeiro, foi o computador Deep Blue que jogou contra o campeão de xadrez Garry Kasparov. Agora, o inocente "totó" está prestes a cair no domínio das máquinas. Popular em bares e clubes de todo o mundo, o totó (também chamado fla-flu, futebol de mesa ou pebolim) é um jogo em que os jogadores usam barras de metal presas a uma mesa para manipular bonecos de plástico ou metal que representam um time de futebol, com o objetivo de fazer gols.

Pesquisadores da Universidade de Freiburg desenvolveram um robô que, dizem eles, deterá o título mundial da modalidade dentro de uma década. Mais detalhes estarão num artigo que será publicado na sexta-feira na revista científica britânica New Scientist.

Os pesquisadores conectaram as barras de um lado da mesa a motores e um sistema de controle eletrônico. O fundo da mesa é feito de vidro verde transparente. Debaixo dela é instalada uma câmera capaz de detectar a posição da bola 50 vezes por segundo e mandar a informação para um computador que é pré-programado com informações sobre a dinâmica da bola e que calcula se esta pode ser bloqueada em algumas direções pelos adversários.

Então, o computador envia o comando para movimentar a barra correta, mas não permite que a rotação seja superior a 360 graus e sua estratégia consiste em sempre tentar levar a bola o mais perto possível do gol.

O robô obteve 85% de sucesso contra um grupo aleatório de jogadores casuais, mas (pelo menos por enquanto) não é páreo para um para um especialista, advertiu o chefe da equipe, Bernhard Nebel.

Um bom jogador da Liga Alemã de Futebol de Mesa (como o totó é conhecido na Alemanha) derrotou o robô por 10 a 1. "Mas, daqui a três ou cinco anos, o robô será capaz de derrotar o campeão mundial", desafia Nebel.

A Universidade de Freiburg licenciou a tecnologia para uma empresa de jogos, que espera produzir uma versão comercial avaliada em 20 mil euros (US$ 24 mil), e que será comercializada a partir do ano que vem.
 
AFP

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home