Repressão preocupa setor chinês de jogo online
 
O setor de jogos online da China teme que esteja na lista para medidas de repressão semelhantes às que prejudicam os prestadores de serviços de mensagens para telefonia móvel.

As empresas chinesas de telefonia móvel cortaram alguns serviços de empresas que ofereciam entretenimento e informação via mensagens de texto, como a Chinadotcom, a Sina Corp. e a Sohu.com, depois que as autoridades regulatórias criticaram o conteúdo pornográfico e o marketing não-solicitado.

Agora, os operadores de jogos online imensamente populares, como a série Legend of MIR, estão preocupados com a possibilidade de que se tornem o próximo alvo, perdendo acesso aos cibercafés ou tendo títulos excluídos do mercado devido a problemas relacionados a licenciamento, pirataria e violência.

A questão coloca em destaque os riscos de operar no mercado chinês de mídia, cujo crescimento é rápido mas estritamente controlado, especialmente nas áreas mais novas e menos regulamentadas, como as mensagens de texto ou os serviços de Internet.

Os jogos online começaram a ser criticados recentemente pelas autoridades e pela imprensa estatal, que expressou preocupação sobre o conteúdo violento, a segurança dos cibercafés e a possibilidade de que os jogos online causem vício.

"Temos esse tipo de preocupação, aqui", disse Vivian Hsu, porta-voz da Chinese Gamer International, uma empresa de Taiwan que opera quatro jogos online na China, seu segundo maior mercado. "Eles na verdade estão de olho no setor há um bom tempo."

Um porta-voz do Ministério da Indústria da Informação chinês, que regula os jogos online, disse não estar informado de qualquer plano de repressão ao setor no curto prazo.

Mas empresas e analistas estão nervosos, depois que a China iniciou uma campanha, meses atrás, para limpar seus cibercafés, o principal ponto de encontro dos jogadores.

Em novo sinal de que o governo está de olho no setor, as empresas estrangeiras informam que conseguir uma licença para importar novos jogos parece ter se tornado mais difícil, porque as autoridades chinesas querem estimular o desenvolvimento de software local.
 
Reuters

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home