Acessório que captura vídeo é versátil e tem soft fácil de usar

GUILHERME P. TELLES
especial para a Folha de S.Paulo

O Pinnacle Studio Deluxe 9 (www.pinnacle.com.br) é um conjunto de software e hardware para captura de vídeo a partir de fontes digitais e analógicas. Compõem o conjunto o software Pinnacle Studio 9, uma placa PCI (que deve ser instalada dentro do micro), um cabo IEEE-1394 para conexões digitais e um módulo externo com plugues analógicos.

A placa PCI tem duas portas IEEE-1394 (também chamadas de FireWire ou i-Link), uma porta para conexão com o módulo analógico e uma saída de áudio estéreo. As portas IEEE-1394 permitem entrada e saída de vídeo digital. O módulo externo possui conectores para entrada e saída analógicas.

Tanto o cabo IEEE-1394 quanto o que liga o módulo externo à placa PCI têm 1,8 metro, o que facilita as conexões.

A instalação da placa PCI e dos cabos é simples e bem descrita no Guia de Início Rápido que acompanha o produto. A instalação do software também é simples.

Recursos

Podem ser conectadas câmeras ou gravadores digitais que usem os formatos DV, MicroMV ou Digital 8 e câmeras, videocassetes ou outras fontes de vídeo analógico (padrões NTSC e PAL), em formato 4:3 ou 16:9. O software permite fazer captura, edição e gravação de vídeo.

A captura gera arquivos AVI ou MPEG. É possível configurar a qualidade do vídeo, selecionando a resolução (máximo de 720x480 pontos), o número de quadros por segundo e a taxa de compressão. A captura demanda um processador rápido (pelo menos 1,5 GHz) e discos rígidos com alta taxa de transferência (SCSI ou SIDE) para gerar vídeo comprimido de alta resolução em tempo real -para a criação de DVDs, por exemplo.

Chips mais lentos podem perder quadros durante a captura do vídeo. Durante os testes em um Pentium 4 de 2 GHz, nenhum quadro foi perdido. Bastante espaço livre em disco também é fundamental (3,6 Mbytes por segundo de vídeo digital).

A edição de vídeo permite que arquivos de vídeo sejam cortados ou unidos. Também permite a aplicação de vários tipos de efeito, como os de transição entre partes do filme, variação de velocidade, efeitos de cor, relevo e outros. É possível inserir títulos e criar menus para DVDs ou VCDs.

O som também pode ser filtrado, equalizado e editado, adicionando-se efeitos como karaokê e música de fundo.

A gravação do vídeo editado pode ser feita em arquivos AVI, MPEG, RealVideo ou Windows Media ou em formatos para discos ópticos, como VCD, SVCD e DVD. O vídeo pode ser enviado diretamente para as portas digitais ou analógicas da placa PCI e gravado em fita por uma câmera ou videocassete.

A interface do Studio é fácil de usar. As três etapas do processo de produção de um vídeo (captura, edição e gravação) ficam bem destacadas. A edição, em especial, é facilitada por boas ferramentas de visualização, que permitem o monitoramento do vídeo, do áudio e dos efeitos como índice de cenas (storyboard), linha de tempo ou lista textual.

O manual de instruções é bom, mas exige paciência do usuário iniciante, já que o texto contém muitas siglas.

Conclusão

O preço sugerido para o Pinnacle Studio Deluxe 9 é de R$ 1.100. A solução para captura e edição de vídeo oferecida pelo produto é muito boa. Merecem destaque o tamanho dos cabos de conexão, que evita a necessidade de ligações na parte de trás do micro, a possibilidade de criar DVDs e VCDs a partir de vídeos analógicos e digitais e a facilidade de utilização do software.

Guilherme P. Telles é doutor em ciência da computação e professor do ICMC-USP

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home