Vírus para Windows em sistemas AMD64 é descoberto
 


O primeiro vírus específico para Windows rodando em sistemas AMD de 64 bits foi detectado ontem. O W64/Shruggle.A infecta os arquivos com extensões .EXE e .DLL e só é executado em sistemas servidores Windows XP ou 2003 64-bit.

De acordo com empresas antivírus, trata-se de mais uma prova de conceito, lançada pelo mesmo autor do W64/Rugrat.A, o primeiro vírus desenvolvido para processadores Intel IA64 (Itanium), também de 64 bits. Apesar de os vírus para 32 bits representarem a maioria dos códigos maliciosos dessa categoria, os criadores de vírus estão atentos às novas plataformas 64-bit e continuam experimentando códigos para estes sistemas.

Escrito na linguagem de programação Assembly, o Shruggle tenta infectar arquivos Windows do tipo Portable Executable (PE) em sistemas AMD. Arquivos PE são executáveis que podem ser transportados entre os sistemas operacionais da Microsoft, desde que em plataformas correspondentes. A praga também recebeu os nomes de Win64.Shruggle.1318, W64.Shruggle.1318 e Win64/Shruggle.1318.

Quando executado, procura por arquivos executáveis 64-bit na pasta em que se encontra e em subpastas correspondentes. Ao encontrar um arquivo executável 64-bit ou DLL, específico para processadores AMD64, o vírus adiciona-se a eles. O Shruggle não possui capacidade de propagação e está restrito a ambientes de trabalho. O código do vírus contém o seguinte texto: "Shrug - roy g biv".

O vírus não afeta arquivos PE de 32-bit, e não tem efeito em plataformas 32-bit de Windows. Entretanto, pode rodar em um computador 32-bit que esteja usando um software de simulação para 64-bit. Várias empresas antivírus já desenvolveram vacinas correspondentes e, conforme boletim da Symantec, cerca de 50 casos já foram reportados.
 
InfoGuerra

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home