Cachorros fazem ioga para aliviar o estresse

Agora é oficial: piscinas, cabelereiros ou manicures para cachorros são coisa do passado. A mais nova mania em Londres é a ioga canina. A prática foi importada dos Estados Unidos para a capital britânica e daqui pode ser exportada ao resto do mundo.

O terapeuta de animais Dan Thomas está à frente da Pet Pavilion, empresa londrina pioneira na ioga para cães. Ele conta que está impressionado com os efeitos positivos das aulas para os cachorros.

Sossegados
"Após alguns minutos, até mesmo os participantes mais agitados sossegam, relaxam e ficam mais calmos", disse Thomas. "Os cães podem não fazer a posição de lótus, mas sua respiração realmente parece entrar em sincronia com aquela de seus donos e do professor."

"Uma pessoa que faz aulas de ioga geralmente fica mais sossegada. É o mesmo com os cachorros, mesmo que eles necessitem de ajuda para contorcer seus corpos nas posições de ioga."

A ioga é uma antiga prática hinduísta, que existe desde pelo menos 2.500 a.C. Trata-se de uma combinação de relaxamento, técnicas respiratórias e exercícios que combatem o estresse, auxiliam a circulação e os movimentos nas articulações.

A idéia de desenvolver a ioga canina, conhecida em inglês como "doga" (de dog, cachorro em inglês), partiu da instrutora americana Suzi Teitelman. Ela descobriu que seu cachorro, um spaniel, gostava de praticar ioga ao seu lado. "A maioria dos cães gosta de se alongar e de massagens", disse.

A londrina Claire Margarson levou seus três cães da raça shiatsu, Tia, Tango e Tequila, para provar a novidade. Ficou impressionada com os resultados. "Nenhum deles havia feito nada desse tipo antes, foi totalmente novo. A Tia foi a que mais gostou e passou seis horas fazendo aulas."

"As suas patas foram alongadas no ar, ela foi contorcida em posições extraordinárias. Teve uma hora que ela parecia ser um carrinho de mão. Suas patas foram massageadas. Os cães fizeram a maior parte das coisas que as pessoas praticaram." "Ao final, fomos até encorajados a juntar as patas deles para que recitássemos juntos uma oração final", contou.

Margarson afirmou que os seus dois outros cachorros também foram beneficiados com a prática. "Tango, que costuma ser um pouco irritado, ficou bem mais fácil de lidar", disse ela. "E Tequila perdeu temporariamente a sua obsessão de cheirar os postes. Todos dormiram muito bem aquela noite e estavam bem menos energéticos."

As últimas estatísticas sugerem que 15 milhões de americanos praticam atualmente algum tipo de ioga, o dobro do total que fazia ioga há cinco anos. Os praticantes da "doga" esperam que a onda se espalhe também rapidamente entre a população canina.
 
BBC Brasil

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home