Cientistas estudam peixe "transformista"
 


Uma cientista apelou por ajuda, hoje, no estudo do que ela chama de manias sexuais "transformistas" do choco - um molusco semelhante a uma lula, mas com dez tentáculos.

Os chocos seguidamente se juntam em populações enormes para acasalar nas águas próximas da Península de Eyre, no Sul da Austrália, segundo a pesquisadora do Museu do Sul da Austrália, Dra. Bronwyn Gillanders.

E uma das maneiras que machos pequenos arranjam para conseguir uma garota é enganando os machos maiores, através do "transformismo", ela disse.

Os chocos menores mudam a cor de seu corpo - fazendo com que machos maiores acreditem que são fêmeas - para evitar serem expulsos. Os machos maiores não os consideram uma ameaça, dando aos chocos menores uma chance de rapidamente reverterem para sua cor normal e acasalar com as fêmeas.

Gillanders apelou ao público em geral para que avisem os pesquisadores a investigar os hábitos do animal sobre onde eles estão se concentrando.

"Embora os hábitos sexuais dos chocos sejam uma linda exibição para os mergulhadores, o fato é que o choco morre logo depois de colocar seus ovos", ela disse.

"Isto nos dá uma janela de oportunidade de apenas dois a três meses, a partir de sua temporada de acasalamento, para juntar tanta informação quanto pudermos".
 
AP

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home