Comissão de Energia Atômica de Israel cria site na Internet
 


A Comissão de Energia Atômica de Israel (Ceai), um dos organismos secretos do país, criou um site na Internet e a partir de hoje oferece informações acerca dos reatores de Dimona e do rio Sorek.

O anúncio é feito um dia antes da chegada a Israel do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed El Baradai, que se reunirá com o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, para tratar sobre a política nuclear do país.

O endereço eletrônico da Ceai é: www.iaec.gov.il.

Em abril, depois de passar 18 anos na prisão, o "espião atômico" Mordechai Vanunu, um ex-técnico do reator de Dimona, foi libertado. Em 1986, ele revelou a um jornal de Londres segredos de Estado com o argumento que desse modo contribuiria para evitar uma possível catástrofe nuclear.

Além de proporcionar dados sobre a atividade em seus dois reatores atômicos, sobre suas funções e sua contribuição em projetos em distintas áreas da ciência, a comissão israelense publica notícias como a de com que combustível operam, o "urânio natural", e oferece vagas de emprego.

Segundo a imprensa local, El Baradei visitará o reator do rio Sorek, ao sul de Jerusalém, destinado a projetos científicos, mas não o de Dimona, no deserto do Neguev.

Até o momento, nenhum governo admitiu que este país possui capacidade para produzir armas nucleares, mas especialistas estrangeiros supõem que conta com entre 100 a 200 ogivas.
 
EFE

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home