Saiba escapar de fraudes e trambiqueiros online
 


Rápido! Um empresário nigeriano exilado com uma fortuna de milhões de dólares precisa de sua ajuda. O dinheiro dele está preso pelo governo e ele precisa dos detalhes de sua conta bancária para tirar os recursos do país. Só você pode ajudar. Se ele conseguir o que deseja, você será recompensado com parte dos milhões. Soa familiar?

Emails trazendo essa mensagem são enviados todos os dias. E de vez em quando conseguem fisgar uma vítima. O resultado é sempre o mesmo: o bom samaritano perde o dinheiro que tinha na poupança e o fraudador parte em busca de novas presas.

O truque evoluiu para um nível mais diabólico. No último ano ou pouco mais, os fraudadores mais ardilosos abandonaram sua prosa lacrimosa e partiram para instruções diretas. "Rápido. Os detalhes de sua conta bancária precisam ser atualizados", diz a mensagem. "Clique nesse link e atualize as informações".

A cada mês, bilhões de emails desse tipo, disfarçados de mensagens oficiais de bancos e empresas de varejo online, chegam a internautas. O golpe é conhecido como "phishing".

A efetividade da manobra é surpreendente, já que muitas das mensagens trazem links para um site bancário ou de varejo que parece autêntico. O email instrui o destinatário a preencher seus detalhes bancários ou de cartão de crédito, mas só um participante sai feliz: o fraudador. No jargão da Web, o internauta acaba de ser "phished" ("pescado").

Mas a ajuda pode estar chegando, na forma de diversos programas de computador, alguns das universidades, outros de grandes empresas de tecnologia, cujo objetivo é desmascarar os fraudadores.

A missão desses softwares é arpoar os trambiqueiros por meio de barras de ferramentas instaladas em browsers para detectar os sites falsos e expor os fraudadores.

A idéia é digitar o endereço de Web suspeito trazido pelo email na barra de ferramentas e descobrir, em segundos, se o site a que ele conduz é verdadeiro.

Empresas como a CoreStreet e SpoofGuard oferecem esse tipo de recurso, e o mesmo se aplica a provedores como o EarthLink e a grupos de varejo online como o eBay. Quando se entra em um site, como o eBay, com a ferramenta SpoofStick, o internauta recebe uma mensagem que diz "você está no eBay".

Se você digita o que parece ser um site clonado, a mensagem será bem diferente, revelando o número IP, o que é um sinal de fraude. Cada computador conectado à Internet tem um número IP único, formado por quatro grupos de algarismos que vão de 0 a 255 e separados por pontos.

Mas os especialistas advertem que esses recursos não devem fazer com que os usuários se sintam completamente seguros. "São defesas sofisticadas, mas não infalíveis", disse Pete Simpson, especialista em segurança de redes na Clearswift. O melhor, no final das contas, é ignorar as mensagens que pedem informações sobre conta bancária ou dados pessoais.

 Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home