Museu faz mostra de arte em miniatura nos EUA
 


É comum ver apreciadores de arte apertando os olhos para ver os detalhes de um quadro, mas nesta mostra eles precisam apertar os olhos apenas para ver alguns dos quadros.

Com uma lupa, uma pessoa pode distinguir algumas flores no quadro "Hydrangeas", de Mimi Hegler, um quadro de 8x10 cm que está entre as 1.122 minúsculas obras de arte que estão expostas na Galeria Internacional do Centro Ripley, no Instituto Smithsonian, nos EUA.

Uma delicada caixa de prata, examinada com uma lupa, contém os menores trabalhos da Terceira Mostra de Finas Artes em Miniatura: três discos de marfim do tamanho de botões de camisa, pintados com aquarela. Um mostra o Taj Mahal em Agra, na Índia. Outro retrata o imperador Xá Jahan, que ordenou sua construção, e o terceiro mostra sua mulher, Mumtaz Mahal, para quem o mausoléu foi construído.

Em exibição estão as obras de 516 artistas de dezesseis países diferentes, com obras variando entre paisagens, retratos, natureza morta, aquarelas, pinturas a óleo até esculturas, laqueados, porcelana e trabalhos em marfim.

Todos os trabalhos estão à venda por preços que variam entre US$ 100 e US$5.000.

Miniaturas datam dos tempos medievais, quando artistas pintavam quadros nas letras iniciais de seções da Bíblia e outros manuscritos religiosos. Antes da fotografia, retratos em miniatura eram a maneira de manter a imagem de uma pessoa querida em um colar ou na bolsa, ou em uma mesa ou penteadeira.

John A. Thompson é presidente da Sociedade de Pintores, Escultores e Gravadores de Miniaturas de Washington, que organizou a mostra. Ele disse que é necessário imaginação, visão e conhecimento para criar obras de arte em miniatura.

"Apenas a cirurgia se aproxima do virtuosismo necessário para um artista de miniaturas", ele escreveu em uma introdução à mostra.

Artistas de miniaturas gostam de trabalhar com marfim. Seguidamente com marfim sintético, já que leis internacionais de proteção de elefantes tornam mais difícil encontrar o natural. Um dos artistas da mostra usou um pedaço da presa de um mastodonte pré-histórico.
 AP

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home