Uma nova web

E as mudanças são positivas.

A internet está mudando. Os profissionais do ramo e empresários (no geral) devem encarar esta realidade ou vão acabar ficando para trás. A internet já é bem diferente do que era há alguns anos atrás, pode-se até dizer que bem diferente que mesmo há um ano atrás.

Baixada a poeira da explosão da bolha em 2000, é hora de colocar os pés no chão, levantar a cabeça e encarar a web como negócio sério. Muitos já fizeram isso e já podemos ver a web despontar novamente como uma excelente oportunidade. Ainda tem dúvidas? Perceba como a web cada vez mais está presente nas notícias e no nosso dia-a-dia.

Para muitos isto é reflexo de uma nova bolha. Tenho cá minhas dúvidas, pois a reação ainda é um tanto quanto tímida - com todas as decepções que trouxeram as catástrofes de 2000, acredito que a reação do público consumidor, de empresários e até da própria imprensa vem ainda cheia de desconfiança, o que pode estar atrasando a retomada deste mercado. Fato muito bem observado por Eduardo Vieira no livro ?Os Bastidores da Internet no Brasil?.

Ainda tem muito chão pela frente. Os sobrinhos da internet continuam espalhados por aí, ainda vemos muita embromação. Os resultados de um site não podem ser virtuais, vamos parar com esta história de que não é possível saber o real impacto do site nos negócios da empresa. Isso é uma grande bobagem, é perfeitamente possível comprovar o retorno de um site, e não estou falando de soluções de e-commerce. Quem conhece bem o negócio do cliente e o comportamento do consumidor, com certeza saberá identificar meios de trazer resultados - e de mensurar estes resultados.

O que mudou no webmarketing?

Em se tratando de webmarketing as mudanças na internet são aparentes, mesmo mudanças que surgiram há pouco tempo. Podemos notar isso com o fim gradual dos pop-ups e uma preocupação cada vez maior com o spam, acentuando a importância do marketing de permissão.

Outra mudança relevante diz respeito ao marketing em buscadores. O serviço que já possui diferentes vertentes vem abocanhando grande parte das verbas de publicidade online e é o maior responsável pela retomada dos investimentos nesta área.

Promover não é tudo

Simplesmente ter um site arrebatador e mantê-lo bem promovido não será o suficiente. Vamos lembrar que a internet é um canal de comunicação bilateral e as pessoas esperam isso dela. Muitas vezes a culpa de um investimento mal sucedido não é dos desenvolvedores (em geral), mas sim das empresas contratantes que não souberam utilizar a solução proposta. Claro que também cabe ao profissional de web orientá-los nesta tarefa, mas nem sempre isto é o suficiente.

Quem imagina que um site é uma ferramenta estática e mais uma forma de estar presente na vida dos clientes e prospects, com um investimento insignificante está redondamente enganado. As verdadeiras oportunidades da internet não estão na simples presença online, mas sim na possibilidade de dar voz ao seu cliente e interagir com ele. É aí que os negócios começam a acontecer.

No final só resta uma certeza: a web está mudando rapidamente, as mudanças são positivas e beneficiam quem trabalha na área e seus consumidores. Para os que trabalham no meio é importante estar a par destas mudanças. Melhor ainda é fazer parte delas para não ter que procurar outra profissão. [Webinsider]


 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home