Ciência simula memória humana curta em computador

Emerson Rezende

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, construíram um modelo em computador que simula as funções de uma pequena rede de neurônios situada no córtex pré-frontal do cérebro, responsável pelos registros de memória de curto prazo, além de algumas funções cognitivas. Eles dizem que esse processo de formação de pequenas redes de informação é bastante comum no nosso dia-a-dia.

Um exemplo é o famoso programa de inteligência artificial desenvolvido pela University of Virginia chamado Oracle of Bacon, cujo poder é relacionar qualquer ator de cinema do mundo com o ator norte-americano Kevin Bacon em apenas seis passos.

Já foi lançada uma versão vitaminada do programa: agora ele é capaz de relacionar todo e qualquer ator entre si. Basta entrar no Star Links e se divertir. O site da New Cientist diz que a partir dessas pesquisas começa-se a pensar que o tamanho dessas redes é irrelevante, já que dois pontos dentro dela podem ser facilmente alcançados por meio de um pequeno número de conexões. Ao que tudo indica, esse sistema de memória funciona da mesma forma quando nos lembramos de informações que nos vêm à mente de forma freqüente, como números de telefone, por exemplo.

A doutora Patricia Goldman-Rakic da Escola de Medicina da Yale, que morreu recentemente, havia sugerido que os neurônios do córtex pré-frontral são capazes de manter dois estados elétricos, o que se chama de bi-estabilidade. Quando estão armazenando dados, os neurônios geram pulsos elétricos que se mantêm ativos por algum tempo. Quando não estão em uso, ficam quietos.

O que intriga os cientistas é como o cérebro controla esse comportamento, já que essa região do cérebro é rica em variedade de neurônios. O desafio agora é construir computadores tão complexos quanto essas cadeias neuronais.
 
Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home