Veja como aumentar a memória virtual do PC

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha de S.Paulo

"O Windows informa que a "memória está baixa". O que fazer para solucionar o problema?" (Robson Louback)

Resposta

A memória virtual é um arquivo em disco rígido que funciona como extensão da memória RAM do computador, ou seja, sempre que o Windows precisa de mais memória do que a memória RAM que ele tem disponível, ele usa a memória virtual (em disco). Ao usar a memória virtual, o processamento fica mais demorado, pois o acesso ao disco é centenas de vezes mais lento do que o acesso à memória RAM.

Se essa mensagem aparece com freqüência, uma solução pode ser comprar mais memória RAM. Se você usa muitos programas gráficos, o ideal é ter 256 Mbytes ou 512 Mbytes. Além disso, verifique se o disco rígido tem bastante espaço livre, pelo menos o dobro da memória RAM instalada. Se puder deixe pelo menos 1 Gbyte.

Se o disco rígido estiver muito fragmentado, o acesso ao arquivo de memória virtual fica ainda mais lento. Procure usar com alguma freqüência (uma vez por quinzena) o desfragmentador de disco, que pode ser acessado pelo Meu Computador.

Aumente o valor da memória virtual pelo Painel de Controle. Clique em Sistema, abra a guia Avançado, acesse o painel Performance e aperte o botão Settings. Na próxima caixa de diálogo, abra a guia Avançado. No painel Memória Virtual, mude o valor mínimo alocado para a memória.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home