Wi-Fi pode reduzir o gasto de telefone

da Associated Press

A Motorola planeja introduzir um dispositivo que passaria as chamadas das redes de celulares para uma rede Wi-Fi quando ela estivesse disponível.

Em Nova Jersey, a IDT está testando o serviço de telefone Wi-Fi. Se for bem-sucedido, chamadas por Wi-Fi poderiam ser um dos fatores para reduzir os custos da conta de celulares e diminuir o faturamento das operadoras.

"O potencial é enorme como uma alternativa à telefonia convencional", disse John Jackson, analista de tecnologia sem fios do Yankee Group.

Até recentemente, telefones com Wi-Fi eram limitados a executivos e universitários que podiam configurar uma rede Wi-Fi em um campus. Agora as áreas com hot spots, que permitem conectar aparelhos à internet sem o uso de fios, têm uma abrangência que vai de Washington à estação de trem Gare du Nord, em Paris.

Os telefones com Wi-Fi empregam uma tecnologia conhecida por Internet Protocol (protocolo de internet), que traduz conversações em pacotes de informações que são enviados pela internet, em vez do sistema de telefonia.

A tecnologia reduz drasticamente a tradicional noção de "longa distância" --não há custo adicional para troca de e-mails pelo mundo-- e acaba com as taxas regionais cobradas.

Prevê-se que a indústria de telefones Wi-Fi não vai ser um grande negócio. O instituto ABI estima que o mercado de voz em Wi-Fi chegará a US$ 20 milhões em 2009. Em comparação, as cinco maiores operadoras dos EUA faturaram US$ 188 bilhões em 2003.

   

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home