Detectado o primeiro vírus para telefones móveis

IDG Now!

O Kaspersky Labs, desenvolvedor de soluções de segurança, detectou nesta semana o Cabir, o primeiro vírus que se propaga via redes móveis. A praga infecta aparelhos que executam o sistema operacional Symbian, mas até o momento parece não ter causado estragos.

Segundo a empresa, o autor do Cabir tem o apelido de "Vallez", pseudônimo utilizado também pelo grupo internacional de criadores de vírus 29a. O grupo é especialista em criar vírus-conceito.

Entre as criações do 29a está o Cap, primeiro vírus a causar uma epidemia global; o Stream, primeira praga a afetar sistemas alternativos em NTFS; Donut, o primeiro a atingir a plataforma .NET e o recém-descoberto Rugrat, para Windows 64 bits.

Análises preliminares do Kaspersky indicam que o Cabir é transmitido em um arquivo SIS (do sistema operacional Symbian), mascarado como um arquivo de segurança Caribe Security Manager. Quando afetados, os aparelhos exibem no visor a palavra "Caribe".

O vírus penetra no sistema e será ativado todas as vezes que o aparelho for iniciado. O Cabir procura todos os números da memória do telefone utilizando tecnologia Bluetooth e envia uma cópia de si mesmo para aqueles encontrados.

Atualmente, o sistema operacional Symbian é utilizado por diversos fabricantes de telefones móveis como BenQ, Motorola, Nokia, Panasonic, Samsung, Siemens e Sony Ericsson.

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home