Vírus poliglota ataca firewalls e antivírus

Murilo Pinto

Empresas antivírus estão alertando o público para a descoberta de um novo worm, batizado de Zafi-B, que ataca programas antivírus e firewalls e se espalha em diferentes idiomas, aumentando seu potencial de infecção. O worm foi identificado na sexta-feira, 11 de junho, mas no domingo, dia 13, teve seu potencial de risco aumentado pela empresa F-Secure, devido à elevação no número de casos de infecção. A fornecedora de antivírus Sophos afirma que o Zafi-B já responde por 60% de todas as infecções por vírus detectadas pela empresa desde que foi identificado.

Entre outras línguas, o vírus se envia em inglês, russo, espanhol, português, alemão, holandês e húngaro. A Hungria é apontada como a origem do Zafi-B, que determina o idioma do e-mail de infecção a partir do domínio do endereço eletrônico do alvo.

Segundo análise da F-Secure, o procedimento do programa malicioso é padrão: vasculha o computador contaminado por arquivos com endereços de e-mail e direciona mensagens com anexos infectados para esses endereços. Além disso, o Zafi-B se copia com nomes de arquivos de programas populares em pastas com "share" ou "upload" no nome. Essa técnica pretende enganar usuários de softwares de trocas de arquivos e de redes a instalarem o worm pensando ser o programa desejado.

O worm também finaliza qualquer programa com os termos "firewall" ou "vírus" no nome e substitui os arquivos por cópias do vírus. Ferramentas administrativas do Windows, como o Gerenciador de Tarefas e o Editor do Registro, são bloqueadas pelo Zafi-B. Os dados do worm ficam espalhados em diversos arquivos DLL na pasta de sistema do Windows.

Uma outra técnica cada vez mais comum é evitar o auto-envio para endereços de e-mail potencialmente pertencentes a usuários experientes ou grandes empresas de informática. O Zafi-B evita os destinatários com "win", "micro", "hotm", "trend", "sopho", "kasper", "suppor" e outros termos no endereço.
 
InfoGuerra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home