Anti-som reduz barulho do computador
Emerson Rezende

Como acabar com ruídos? Fazendo mais ruídos. O professor de física Scott D. Sommerfeldt, da Brighan Young University, em Idaho (EUA), pode ter desenvolvido uma solução providencial contra aquele barulhinho irritante gerado pelas ventoinhas de refrigeração dos computadores.

Ele criou junto com seus alunos um sistema de supressão de ruídos baseado em uma tecnologia estudada há 50 anos chamada "redução ativa de ruídos". Ela já é utilizada, por exemplo, nos fones de ouvido dos funcionários de companhias aéreas expostos ao barulho de turbinas de avião.

Sommerfeldt instalou pequenos alto-falantes e microfones em volta dos coolers de um computador. Por meio de processamento digital, os falantes geram ondas sonoras em um tom oposto ao do som que saía dos ventiladores. O resultado é que ambos se cancelam, reduzindo substancialmente o ruído. "O que a gente faz é anti-som", disse o professor Sommerfeldt ao jornal New York Times.

"Não é fácil controlar o som gerado por um ventilador, pois há outros objetos à sua volta que também geram sons por causa da ação da ventilação", disse o professor Gerald C. Lauchle, especialista em acústica da Pennsylvania State University. "Mesmo com os bons resultados alcançados, ainda falta muito para que o sistema seja viável comercialmente", concluiu Sommerfeldt.
 
Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home