Cães são armas contra o fungo em lares dos EUA

Na batalha para encontrar fungos pouco saudáveis em lares, uma opção não muito tecnológica está ganhando a preferência de alguns moradores nos EUA: cachorros com faro sensível treinados para caçar os esporos causadores de doenças.

Bootz, uma cruza de Labrador com Dinamarquês, é um de aproximadamente 40 cães farejadores de fungos nos EUA que trabalha no nordeste do estado da Pennsylvania.

"Ele encontrou fungos atrás de isolante térmico... no forro de uma casa", disse sua treinadora e dona, Michelle Gerhard, de Shavertown, no condado de Luzerne.

Bootz foi formado em uma escola em Clearwater, no estado da Flórida, que resgata cães de abrigos e os faz passar por mil horas de treinamento para usar seu avançado olfato para encontrar fungos. Cães têm sido usados para este fim por mais de duas décadas na Europa, embora nos EUA sejam mais comumente usados para encontrar explosivos e drogas.

Os cães farejadores oferecem uma alternativa rápida e barata a outras formas de detecção de fungos, que podem envolver a utilização de tecnologia específica e equipamentos para estudar amostras de ar em busca de esporos microscópicos ou partículas. Fungos podem agravar a asma e causar problemas respiratórios.

Em um trabalho, Bootz "não tirava o nariz do carpete", fazendo sua dona pensar, inicialmente, que ele havia sentido o cheiro de outro cachorro. No entanto, graças à persistência do cão, uma investigação mais profunda mostrou que o lado interno do carpete estava coberto de fungos, segundo Gerhard. Quando é mandado "buscar", Bootz começa a farejar. Se ele encontra algo, senta. Quando recebe o comando de "me mostre", ele seguidamente lambe o local ¿ e então ganha um presente.

"É tudo um jogo para (ele)", disse Gerhard.

Depois de designar uma área que pode ter fungos, retira-se uma amostra do local que é mandada para análise em laboratório. Uma inspeção de uma área de 185 metros quadrados custa US$ 245 (cerca de R$ 750).

A companhia de Gerhard, Pennsylvania Mold Dog, não resolve o problema de fungos por causa de proibições relacionadas a conflitos de interesse. O cão passa por teste de recertificação da escola a cada quinze dias.

Outras maneiras de localizar fungos incluem o uso de um dispositivo que mede a umidade do local, bem como retirar amostrar do ar para medir a contagem de esporos.

Um relatório apresentado na semana passada pelas Academias Nacionais de Ciência disse que evidências científicas ligam fungos e condições de umidade em prédios a certos problemas respiratórios em pessoas saudáveis. Ele também associa fungos e condições de umidade com sintomas de asma em asmáticos sensíveis a fungos.
 
AP

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home