Falso seguro do BB é isca de golpe por e-mail

Giordani Rodrigues

Mais um ataque de phishing contra clientes do Banco do Brasil está circulando pela Internet. Detectado ontem, o golpe chega por e-mail e leva a uma imitação de uma página do banco, contendo um formulário que deverá ser preenchido com os dados do correntista, incluindo suas senhas. O chamariz para os clientes visitarem a página é um inexistente seguro contra fraudes bancárias, ou seja, exatamente o tipo de golpe que está sendo aplicado.

O falso e-mail afirma que o BB está oferecendo, gratuitamente, um "seguro contra qualquer tipo de fraude". O tal seguro cobriria roubo de senha ou de cartão, transferências online e débitos não reconhecidos na conta, no cartão de débito ou de crédito.

O BB provavelmente é o banco brasileiro mais visado em ataques de phishing e outros golpes semelhantes, por isso a mensagem e a ousadia dos golpistas não chega a ser uma novidade. Mas uma das técnicas usadas no e-mail fraudulento é relativamente nova.

Ao clicar no link para ativar o suposto seguro contra fraudes, o internauta ativa, na verdade, um javascript, que abre uma janela com as cores e imagens do banco e com o falso formulário. Nesta janela, as barras de endereços e de status foram convenientemente ocultadas, para que o internauta não perceba que está num endereço não pertencente ao banco.

De acordo com a análise do código da página, o falso formulário estava hospedado neste endereço. Após preenchido, enviava as informações para uma conta de e-mail com o sugestivo nome de contasdo@diabo.zzn.com.

A página fraudulenta ainda podia ser vista no endereço ftp://odin.prohosting.com/bb.htm no momento em que esta matéria estava sendo escrita. Caso seja retirada do ar, uma cópia desta página pode ser vista aqui e uma cópia do e-mail usado no golpe, aqui.
 
InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home