Dieta colorida ajuda a viver melhor

Verde, laranja, roxo, vermelho e branco. Misture essas cores incluindo vegetais e frutas em sua dieta e viva melhor. É o que propõe a dieta das cores: "A dieta conscientiza as pessoas a comerem pelo menos cinco frutas e vegetais por dia. Esses alimentos ajudam na prevenção do câncer e de doenças crônicas", explica a nutricionista Anna Macknight. Nos Estados Unidos, a dieta é chamada de 5-a-day e aqui no Brasil ela também é conhecida como "5 ao dia".

Segundo o Instituto Americano de Pesquisa em Câncer, 30 a 40% dos casos de câncer podem ser prevenidos com uma dieta saudável, na qual 60% das calorias diárias sejam provenientes de alimentos de origem vegetal. Entre outras vantagens da dieta colorida, está a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

A proposta é dividir as frutas e verduras em cinco grupos, usando cores para diferenciar cada categoria. Escolhendo alimentos de todos os grupos ao longo dos dias, você garante uma maior variedade de nutrientes na dieta.

"Frutas e verduras contêm muitas vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias que ajudam na manutenção da saúde", diz Anna Macknight. É claro que, se a alimentação for baseada em carnes gordas, frituras, refrigerantes, industrializados e carboidratos refinados, a dieta estará desbalanceada e não será saudável.

Embora a proposta da dieta não seja de emagrecimento, não tenha medo de passar fome. Frutas e verduras contêm fibras, e por isso satisfazem mais do que bolachas, salgadinhos e chocolates. E, ao menos que exista alguma alergia específica, não há problema em aumentar o consumo desses alimentos.

Aderir à dieta não é tarefa difícil, diz Anna: "Não há necessidade de consultar um nutricionista apenas para incluir mais frutas e verduras na dieta. Um nutricionista pode ser consultado se existirem mais dúvidas sobre a alimentação ou para controlar problemas específicos de saúde".

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home