Vantagens e riscos da lipoaspiração

Tereza Cândida

Perder dois, três ou mesmo cinco litros de gordura depois de algumas horas numa mesa de cirurgia de lipoaspiração. A idéia é tentadora, mas nem de longe deve ser encarada como única alternativa para quem quer entrar em forma. "A lipoaspiração não é uma cirurgia de obesidade. É um tratamento para retirar gorduras localizadas", diz Luiz Carlos Garcia, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Antes de fazer uma lipoaspiração, é fundamental que o paciente converse com o médico para conhecer os prós e contras da cirurgia. Não adianta achar que a pessoa vai se operar e sair do hospital com a silhueta de modelo. O pós-operatório é dolorido, requer repouso, além de acarretar inchaços e manchas.

Como toda cirurgia, a lipoaspiração acarreta riscos e, por isso, precisa ser bastante ponderada antes de ser feita. "A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico e, por isso, sempre que o paciente puder resolver o problema de outra maneira, como dieta e exercícios físicos, deve evitar a cirurgia", diz o cirurgião plástico Luiz Carlos Garcia, que completa: "É opção do paciente querer fazer lipo ou emagrecer. A segunda opção é menos traumática, mas demanda mais esforço".

Segundo o cirurgião plástico Marcos Grillo, professor da Universidade Federal do Paraná, "a cirurgia é indicada para melhorar o contorno corporal, mas não para emagrecer. Uma das vantagens de quem é operado consiste na melhora da auto-estima".

Por não se tratar de uma cirurgia de emagrecimento, a lipoaspiração deve ser feita quando a pessoas está bem próxima do peso considerado ideal e quer perder gorduras localizadas que os exercícios não exterminam, como as da região ao redor do umbigo e culote, por exemplo.

É fundamental lembrar que a lipoaspiração não dura a vida toda. Depois da cirurgia, é fundamental manter uma rotina de exercícios e alimentação saudável. Do contrário, as gordurinhas voltam para o lugar de onde foram tiradas e o dinheiro investido na cirurgia vai por água abaixo.

 Como é a cirurgia
Medidas de segurança
Quem pode fazer?
Pós-operatório
Riscos e complicações
Novas normas da lipoaspiração

Terra

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home