Novo mineral é achado na Lua


WASHINGTON (Reuters) - Um novo mineral, formado pelo contínuo bombardeio de meteoritos e outros detritos espaciais, foi encontrado em um meteorito lançado da Lua à Terra em 2000, disseram pesquisadores na segunda-feira.

A descoberta mostra que o "clima espacial" pode ajudar a criar materiais inexistentes na Terra, de acordo com o texto publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

O novo mineral foi batizado de hapkeíta, em homenagem a Bruce Hapke, professor emérito de geologia e ciências planetárias da Universidade Cornell, em Nova York, que previu sua descoberta.

Corpos sem ar, como a Lua, Mercúrio e os asteróides, têm um solo inorgânico feito de rochas amassadas, chamado rególito.

Em teoria, ele se forma com o impacto de pequenos meteoritos que viajam em grande velocidade. O calor do choque derrete e vaporiza metais, que são então depositados novamente em fragmentos de rochas, na forma de pequenas gotas que criam uma camada vítrea.

A hapkeíta se forma quando ferro e silício são depositados na proporção de dois para um, segundo a análise feita por Mahesh Anand, da Universidade do Tennessee, e seus colegas em um meteorito encontrado em Omã.

"Propomos um cenário para a formação de silicídios de ferro na lua que envolve o derretimento e vaporização do solo lunar pelo impacto de micrometeoritos", escreveram.

Reuters 2004
 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home