Rápido, serviço de e-mail do Google traz busca de e-mails

da Folha de S.Paulo

A reportagem testou, com exclusividade, o Gmail (gmail.google.com), serviço de webmail --e-mail gratuito controlado via internet-- que será lançado nas próximas semanas pelos criadores do buscador Google (www.google.com.br).

Além da capacidade para armazenamento de mensagens, que será de 1 Gbyte (o suficiente para até 100 mil e-mails, 500 vezes mais do que o permitido pelo serviço Hotmail, da Microsoft), o Gmail tem chamado a atenção porque seus criadores pretendem exibir anúncios relacionados ao conteúdo dos e-mails de cada usuário.

Isso significa que os computadores do Google teriam de ler os e-mails, o que é considerado uma invasão de privacidade por ONGs internacionais e por um parlamentar norte-americano.

Nos testes realizados pela reportagem, o sistema de anúncios personalizados não estava em operação. Além disso, ao contrário de outros webmails, o Gmail não pediu dados pessoais (endereço, telefone etc.) no cadastro do usuário. Outra vantagem foi que o Gmail não acrescentou um rodapé publicitário ao texto das mensagens --isso é feito pelo Hotmail e pelo Yahoo!.

O Gmail não funcionou com o navegador Opera --mas aceita o Internet Explorer, o Netscape, o Mozilla e o Firefox.

Além da capacidade de 1 Gbyte, os principais diferenciais do Gmail são a ferramenta de busca, as pastas lógicas e os atalhos de teclado. Bastante eficiente, a busca permite localizar e-mails de acordo com palavras-chave contidas neles. Um defeito é que ela não busca o conteúdo de arquivos anexados a mensagens, mesmo que eles sejam simples textos.

As pastas lógicas copiam um recurso presente no programa de e-mail Outlook 2003, da Microsoft. Elas funcionam assim: em vez de arquivar suas mensagens em várias pastas (Faculdade, Festas, Piadas etc.), você simplesmente atribui rótulos aos e-mails, que ficam todos em uma pasta só.

Como cada e-mail pode ter mais de um rótulo, o recurso soluciona um problema clássico do correio eletrônico: o conflito de temas. Por exemplo: se você receber uma mensagem que traz uma piada e fala sobre uma festa na sua faculdade, vai arquivá-la na pasta Faculdade, na pasta Festas ou na pasta Piadas?

Com o recurso de pastas lógicas, bastaria atribuir três rótulos a essa mensagem. Na hora de procurá-la, basta selecionar um dos rótulos no mecanismo de busca.

Os atalhos de teclado agilizam o uso do Gmail, pois permitem controlar todas as principais funções do serviço (criar, responder e encaminhar e-mails, por exemplo) sem recorrer ao mouse --basta apertar certas teclas.

Nos testes realizados com uma conexão de banda larga (alta velocidade), os atalhos de teclado tornaram o Gmail quase tão rápido quanto um programa de e-mail comum, ou seja, muito mais veloz do que o Hotmail e o Yahoo!.

Cabe notar que o Gmail poderá perder velocidade quando tiver muitos usuários (isso poderá causar congestionamentos). Além disso, os atalhos de teclado exigem que o navegador execute comandos do tipo ActiveX. Como eles são perigosos, a exigência pode reduzir a segurança do micro.

   

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home