Sistema permite assistir ópera em três dimensões

da Folha Online

Um consórcio internacional formado por dez instituições públicas e privadas criou um sistema que promete revolucionar a forma de ver, ouvir e sentir uma ópera. Batizada de OpenDrama, a plataforma foi desenvolvida para funcionar pela internet, DVD ou TV interativa e custou € 3,5 milhões, gastos ao longo de 30 meses;

Segundo os idealizadores do programa, o espectador de uma ópera poderá escolher entre várias opções possíveis. Além de assistir a peça em três dimensões, por exemplo, o espectador poderá mexer em gráficos na tela com base no desempenho dos atores.

O sistema ainda captará os sons em diversos canais. Isso permite que determinados instrumentos da orquestra, por exemplo, sejam percebidos de forma isolada.

Apesar de o consórcio ter desenvolvido o projeto com fins comerciais --o setor de vídeo digital deve movimentar em 2005 mais de US$ 2 bilhões em todo o mundo-- o primeiro grande mercado previsto no plano de negócios do grupo é formado por escolas e universidades.

Com uma visão inédita e bastante detalhista da ópera, será muito mais fácil ensinar música aos alunos, acreditam os idealizadores.

O desafio tecnológico para a criação da plataforma foi a integração de vários sistemas de multimídia em um único programa. Além disso, toda uma logística precisou ser montada para que os diversos sons e imagens fossem gravados de forma que pudessem ser separados depois. O sistema está em fase de desenvolvimento mercadológico e deve estar disponível no mercado europeu apenas no fim do ano.

Com Agência Fapesp

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home