Cientistas criam sistema musical anti-estresse

Jo Twist

Os cientistas já sabem que a música pode afetar o estado psicológico de uma pessoa, induzindo-a à excitação ou ao relaxamento. Partindo dessa premissa, pesquisadores do MIT Media Lab europeu estão criando um sistema que compõe músicas de acordo com o nível de relaxamento de uma pessoa.

A aplicação, que ainda está sendo desenvolvida, usa a biometria para controlar o que a pessoa ouve. Conforme a pessoa relaxa, diferentes instrumentos começam a ser tocados. Segundo os cientistas, o sistema poderá ser usado para combater o stress.

Nirvana
"O projeto é baseado na idéia do envolvimento profundo com a música de acordo com um estado biométrico positivo", disse Phil McDarby, pesquisador do grupo Mind Games em Dublin. "O sistema tem diferentes tons, incluindo sons de baixo, piano e flautas, armazenados em sete diferentes camadas", disse ele. "Conforme a pessoa relaxa, as camadas vão sendo reveladas e fazem a pessoa relaxar cada vez mais com a música."

As mudanças no estado da pessoa são detectadas por dois dispositivos biométricos colocados na ponta dos dedos. A parte mais difícil é fazer com que a pessoa relaxe, para que as diferentes camadas de música possam ser ativadas. Algumas pessoas que tentaram o sistema só conseguiram ouvir o baixo.

"A idéia central é que a música comece a ser composta de acordo com os sentimentos da pessoa", disse McDarby. A idéia do projeto nasceu de um trabalho anterior dos pesquisadores do grupo Mind Games, que foi desenvolvido para ajudar crianças com problemas como ansiedade, fobia e stress pós-traumático.

Mentes orquestradas
Apesar de apenas poucas pessoas já terem testado o projeto musical e de ele estar sendo desenvolvido há apenas um mês, os cientistas estão otimistas. McDarby espera poder desenvolver ainda mais o projeto para permitir uma colaboração maior e mais divertida no controle do stress.

Mas ele ressalta que o sistema também poderá ser usado como uma forma inédita de produção musical. "Imagine uma orquestra que, em vez de instrumentos, tenha sensores acoplados aos dedos dos músicos. E esses sensores ativariam gravações e composições já produzidas por esses músicos de acordo com o estado psicológico de cada um", disse ele.

Os pesquisadores devem começar a desenvolver agora a interface do projeto.
 
BBC Brasil

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home