Suíça libera registro de domínios com acentos

SÃO PAULO - Desde o dia 1º de março, a Suíça liberou o registro de endereços na internet com o uso de acentos e tremas, o que ainda nenhum outro país permite. O que significa, por exemplo, que a Nestlé poderá ter um endereço www.nestlé.ch - isso, se chegar a um acordo com o espertinho que foi lá e registrou o domínio acentuado primeiro.

Além da Nestlé, o jornal La Liberté e outras empresas estão passando pelo mesmo problema, conta o site Swissinfo.org em matéria reproduzida pela Agência Brasil. Empresas e particulares correram para registrar os domínios com acentos (em francês) e tremas (em alemão) junto à Fundação Switch antes de seus donos verdadeiros. As queixas registradas já estão sendo tratadas pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), órgão das Nações Unidas que fica em Genebra.

Segundo a Swissinfo.org, em uma semana a Fundação Switch vendeu 18 mil nomes, sendo que 14 mil foram solicitados nas primeiras 24 horas. A organização não pode escolher os detentores dos endereços, o que significa que quem chega primeiro leva o domínio. O endereço www.nestlé.ch, por exemplo, foi parar nas mãos de um estudante. Aparentemente, o rapaz e a companhia estão perto de um acordo, de valor não revelado.

A mediação da OMPI nos casos de registro indevido de domínios custa cerca de mil francos suíços, e a maioria das decisões sai em 45 dias.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home