Celular poderá ter domínio de Internet próprio
 


Microsoft, Vodafone e Nokia anunciaram hoje que no próximo dia 15 de março solicitarão a criação de um novo domínio na Internet exclusivamente dedicado a aparelhos celulares. Estas três companhias - junto com GSM Association, 3, HP, Orange, Samsung e Sun Microsystems - formarão uma empresa conjunta cujo "principal negócio será proporcionar serviços de nomeação sob um novo domínio celular".

O novo domínio, que será equivalente aos conhecidos ".com" e ".org", ainda não foi divulgado e o projeto depende da aprovação da Icann, o órgão que regula a criação de domínios na Internet. Se a Icann aprovar o projeto, os sócios acreditam que os primeiros serviços estarão disponíveis em seis meses.

A empresa conjunta terá sua sede na Irlanda e os sócios iniciais convidaram outras empresas dos setores da informática, Internet e telefonia celular para participar do projeto.

O vice-presidente da Nokia, Pertti Korhonen, disse que "a criação de um domínio de alto nível para celulares permitirá aos consumidores ter acesso à Internet através de cenários muito diferentes, tanto se o acesso for proporcionado por uma operadora celular, por um provedor de Internet ou por outros aparelhos".

Por outro lado, o diretor de Estratégia de Vodafone, Alan Harper, disse que "o objetivo da iniciativa é acelerar o surgimento de produtos e serviços de Internet especificamente fabricados para aparelho celulares, assim como assegurar maior simplicidade operacional para os consumidores no mundo todo".

O vice-presidente corporativo da Microsoft, Brian Arbogast, se expressou no mesmo sentido ao afirmar que "esta iniciativa proporcionará a facilidade de uso e a eficácia que impulsionará significativamente o uso de celulares para a Internet".
 EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home