Marte deve ser muito fedido, revelam dados dos robôs da Nasa


Da Redação
Em São Paulo


A montanha de dados enviados pelos robôs da Nasa trouxe à tona uma possibilidade curiosa: o planeta deve ser um lugar incrivelmente fedido.

Veja o caso do Platô Meridiano, local de pouso do robô Opportunity. O equipamento descobriu que a área é repleta de enxofre, cuja forma química específica aparece no magnésio, no ferro e em outros sais sulfurosos.

Estas análises químicas são as mesmas que levaram à descoberta do sulfato mineral chamado jarosita. Na Terra, rochas com jarosita são ou formadas na água ou, depois da formação, muito alteradas pela exposição ao líquido.

A combinação de enxofre, ácidos, magnésio e ferro -todos juntos no ar rico em dióxido- só poderia mesmo exalar um cheiro dos infernos.

"Se você tem enxofre e um ambiente oxidante, você produz o sulfato. E caso apareçam situações que favorecem os ácidos, como depósitos subterrâneos desse elemento, há a produção de ácido sulfúrico. Com subproduto, pode haver a produção de sulfato de hidrogênio -tudo isto deve feder um bocado", disse Jim Garvin, cientista-líder da Nasa para a missão de exploração do planeta vermelho, ao site Space.com.

Por exemplo, o sulfato de hidrogênio (H2S) é um gás encontrado em toda a Terra. Perfurações que encontram o elemento acabam tendo problemas, pois o malcheiroso gás provoca dores de cabeça e, pior ainda, é venenoso e explosivo.

Apesar de o aroma marciano não incomodar os robôs da Nasa, saber mais sobre o ambiente do planeta é importante para as futuras missões humanas.
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home