Telefones tiram fotos e enviam imagens por e-mail

MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S.Paulo

Celulares para enviar mensagens curtas já viraram febre entre usuários. A nova onda é mandar recados curtos com fotos anexadas e clipes de som. Para os adeptos de mensagens multimídia (mais conhecidas por MMS), dois novos modelos estão chegando às prateleiras por duas operadoras.

O Sony Ericsson Z600 (Claro) é o primeiro aparelho da empresa dobrável. A câmera embutida é mais discreta do que o modelo P800, que, além de câmera, inclui microcomputador de mão. O LG Easy Shot (Vivo) segue o mesmo padrão.

Além de mandar imagens por sistema MMS, o usuário pode optar por enviar suas fotos capturadas por e-mail. O aparelho da Sony Ericsson permite escolher dois tamanhos de imagem: 288x352 pontos e 120x160 pontos). Esses tamanhos são suficientes para quem quer visualizar fotos na tela do celular. São muito pequenos, no entanto, para publicar as imagens em sites.

O celular da LG tem um botão com o ícone de uma máquina fotográfica que dá acesso direto à câmera digital. O acesso à câmera no Sony Ericsson é feito pelo botão central, que leva a um menu com várias opções. Uma delas traz uma figura de uma máquina.

O diferencial desse aparelho são os efeitos que podem ser criados, entre eles preto-e-branco, sépia (tom amarronzado) e negativo.

O aparelho da LG também oferece as opções Antigo (sépia) e preto-e-branco. Tem ainda o atrativo de permitir que o fotógrafo use dez molduras para enquadrar suas imagens. Entre as opções, o usuário pode ainda escolher ajuste de brilho e de branco (tipo de luz), para escolher fotografar em ambientes com luz fluorescente ou tungstênio (lâmpada comum) ou em ambientes externos com opções de ensolarado e nublado.

Para facilitar a captura das imagens, o usuário pode deixar no modo automático.

Apesar de as lentes de ambas as câmeras permitirem bom resultado, a definição das imagens deixa a desejar para quem pretende fazer cópias impressas, serviço hoje oferecido por alguns quiosques, em que basta levar o celular para fazer a impressão.

É bom lembrar que as imagens digitais são gravadas por um CCD, equivalente ao filme comum. É ele o responsável pelo tamanho da imagem. Os preços são salgados. O da LG custa R$ 1.599. O da Sony, R$ 1.999. 

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home