IBM ativa computador mais poderoso da Europa

A IBM, maior empresa de informática do mundo, anunciou hoje que colocou para funcionar o computador mais potente da Europa, no centro de pesquisa Juelich, na Alemanha. A máquina, que será usada para calcular a difusão de materiais tóxicos pelo solo, tem um desempenho máximo de 8,9 teraflops, ou 8,9 trilhões de operações por segundo.

O equipamento é quase duas vezes mais potente que o AlphaServer, construído pela Hewlett-Packard para a agência de energia nuclear da França (CEA) e que até agora ocupava a primeira posição do ranking europeu apurado pelo site Top500.org.

Apesar disso, a máquina da IBM não entrou na lista dos 10 computadores mais potentes do mundo, lista liderada pelo simulador da Terra, fabricado pela NEC e capaz de realizar 41 trilhões de cálculos por segundo.

O Instituto Juelich, que estuda diferentes áreas como energia, tecnologia, vida e meio-ambiente. É o maior centro de pesquisa interdisciplinar da Europa, com um orçamento anual de 360 milhões de euros e 4,2 mil funcionários.

 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home