NTT cria memória holográfica de 1GB

Abra sua câmera fotográfica digital. Pegue o cartão de memória. Se você e um profissional ou amador abastado, provavelmente verá saindo dela um cartão de memória com, no máximo, 512 MB. Agora pegue um disco de DVD qualquer. São grandes as chances de que ele possua 4,7 GB de dados em seus 12 centímetros de diâmetro. Agora, que tal armazenar 1,7 GB em apenas uma polegada quadrada? Isto equivale a apenas 2,54 cm em cada lado.

Este foi o feito que a NTT, fabricante japonês e desenvolvedor de tecnologia de ponta, conseguiu alcançar. Foi apresentado ontem o primeiro protótipo funcional de um dispositivo de memória holográfico. O Info-MICA, como foi batizado, é um pequeno quadrado feito de material plástico transparente, com 100 camadas (o nome MICA vem do mineral, também com camadas), é do tamanho de um selo postal e capaz de armazenar nada menos do que 1 GB de dados. Junto com o Info-MICA, a NTT apresentou também um protótipo de leitor para o "selo de dados".

Segundo a empresa, a primeira aplicação do Info-MICA é a substituição de semicondutores ROM (apenas leitura), como as BIOS e firmwares de computadores ou dispositivos eletrônicos. Outra aplicação com armazemanemnto apenas de leitura seria a publicação de livros, dicionários, ou a substituição de relatórios distribuídos em papel por um meio eletrônico de alta capacidade, pequeno, com fácil distribuição em massa e ecologicamente correto, pois é reciclável. O Info-MICA poderá ser usado ainda como encarte digital de revistas ou material de merchandising, como ticket, ingresso e cupons de promoções ou desconto.

Mas a aplicação que promete mexer com a cabeça da indústria do entretenimento é a utilização do Info-MICA como meio de distribuição de conteúdo multimídia, como jogos, músicas, filmes e publicações digitais. Além da maior densidade de armazenamento, a principal vantagem da memória holográfica é que cópias ilegais são mais difíceis de serem produzidas. Apontando como sério substituto de CDs e DVDs, o Info-MICA poderá ainda ser visto circulando em celulares, PDAs, videogames portáteis e mais uma infinidade de aplicações móveis que demandam pequeno espaço, alta capacidade e baixo consumo de energia.

Por enquanto, a solução da NTT é apenas um dispositivo para leitura. Ele não permite que dados sejam gravados pelo usuário, como um gravador de CDs ou DVDs. Porém, a NTT declarou que já está trabalhando num modelo regravável do Info-MICA, tanto do "selo holográfico", quanto do drive.

O lançamento do Info-MICA no mercado está previsto para 2005, como selo de capcidade de 1GB. Mas a NTT já pensa em selos com capacidades de até 10 GB.

O site NE Asia Online especula que o preço de lançamento do Info-MICA girará em torno dos 100 a 200 Ienes (R$ 2,75 a R$ 5,50) para o selo, enquanto que o drive poderá sair por "alguns milhares de ienes". 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home