Texas prevê celular de chip único até o fim do ano
 


A Texas Instruments, maior fabricante mundial de chips para celulares, anunciou hoje que lançará uma tecnologia digital de rádio que, segundo ela, permitirá que funções múltiplas de telefonia móvel sejam combinadas em um único processador até o final deste ano. O chip integrado permitiria redução de 50% no consumo de energia e no uso do espaço no interior de um celular, afirma a empresa.

A Texas Instruments informou que o novo processador digital de freqüências de rádio já estava em uso em certos produtos de rede, e que tinha sido testado em laboratórios para uso sob o padrão de telefonia móvel GSM, popular na Europa.

No momento, os processadores tradicionais de frequência de rádio ocupam até metade do espaço da placa de circuitos em um celular, o que deixa pouco espaço para outros recursos, disse Bill Krenik, que comanda a pesquisa e desenvolvimento na unidade de negócios de terminais sem fio da Texas Instruments, ao anunciar a nova tecnologia.

Mas ao integrar funções importantes em um chip, os fabricantes de celulares terão mais espaço para acrescentar recursos como redes sem fio de alta velocidade padrão Wi-Fi e redes de telefonia móvel de velocidade mais elevada operando sob o padrão Wideband Code Division Multiple Access (W-CDMA). "Temos um volume enorme de dados, e estamos absolutamente confiantes em que esse produto estará no mercado até o final de 2004", disse Krenik.

Para além deste ano, afirmou, o objetivo da empresa é empreender consolidações semelhantes nos chips empregados em redes Wi-Fi e em redes de telefonia móvel de velocidade elevada que usem esse padrão.

 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home