Cientistas identificam molécula que inibe crescimento de tumores

Da Redação
Em São Paulo


Cientistas americanos identificaram um novo alvo para o desenvolvimento de medicamentos para o câncer. Segundo Lyubomir Vassilev, líder de pesquisa da empresa farmacêutica Roche e do estudo, a descoberta pode oferecer uma nova estratégia para o tratamento do câncer e desenvolvimento de uma nova droga, que poderia ser administrada oralmente.

Nas células humanas existe uma proteína denominada p53, que normalmente desempenha um importante papel na prevenção contra transformações malignas das células e a conseqüente formação de tumores. A p53 normalmente induz a morte celular caso surjam defeitos no DNA, impedindo que esta seja transformada em uma célula cancerosa.

Sabe-se que 50% dos tumores humanos têm a proteína p53 defeituosa devido à superprodução de seu inibidor, denominado MDM2. A inibição da p53 favorece o aparecimento de câncer. Os cientistas da Roche identificaram as moléculas, denominadas Nutlins, que bloqueiam a ação do MDM2, reativando e estabilizando a ação da proteína p53.

Em suas pesquisas, os Nutlins inibiram em 90% o crescimento de tumores em ratos, sem causar efeitos colaterais.

"Apesar de muito mais estudos serem necessários para acessar o completo potencial terapêutico dos Nutlins, esta pesquisa nos forneceu ferramentas importantes para o processo de descoberta, como também aumentou nosso conhecimento e compreensão das vias de ação do p53", afirmou David Heimbrook, Ph.D., responsável pelo departamento terapêutico mundial da Roche e vice-presidente de pesquisa em oncologia da Roche em Nutley.

A empresa diz que iniciará estudos para avaliar o potencial terapêutico dos Nutlins para o tratamento do câncer.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home