Japoneses testam o uso de gordura para aumentar os seios


Helen Pearson
Nature


Um teste clínico no qual células-tronco da gordura das mulheres são usadas para renovar seus seios está tendo início no Japão. Mas alguns especialistas alertam que tais estudos devem proceder com cautela.

Os cirurgiões freqüentemente transferem punhados de gordura dos quadris para o rosto por razões cosméticas -para suavizar rugas ou esconder cicatrizes, por exemplo. Mas sempre tiveram cautela em mover gordura para os seios.

Nos anos 80, os médicos descobriram que uma parcela do tecido enxertado tende a morrer e formar áreas endurecidas. Se a gordura fosse transferida para o seio, estas áreas endurecidas poderiam aparecer em mamogramas e poderiam ser confundidas com tumores. Assim, o uso da gordura para aumentar o tamanho dos seios se tornou "uma espécie de tabu", diz o cirurgião plástico Adam Katz, da Universidade da Virgínia, em Charlottesville.

Mas Kotaro Yoshimura, da Universidade de Tóquio, e seus colegas acham que podem evitar este problema usando uma mistura de células de gordura e células-tronco. As células-tronco podem criar novas células de gordura e coagir os vasos sanguíneos a crescerem e alimentarem o novo tecido, disse Yoshimura. Isto deverá aumentar a sobrevivência do tecido.

Yoshimura e sua equipe executaram o procedimento na primeira paciente deles em 21 de janeiro, e planejam fazer outras 30 operações após a obtenção da aprovação de uma junta revisora. As mulheres estão se submetendo à operação por motivos cosméticos.

Durante a operação, a equipe suga células de gordura do estômago ou coxa da mulher. Separando as células com base em sua densidade, a equipe enriqueceu a mistura com células-tronco especiais que são capazes de gerar novas células de gordura. Eles então injetam de 300 a 400 mililitros destas células-tronco misturadas com o tecido normal de gordura nos seios das mulheres.

Mais natural que silicone

Cerca de 240 mil mulheres se submeteram a aumento dos seios nos Estados Unidos em 2002. A maioria dos aumentos de seio é feita com implante de bolsas de água salina. Os implantes de silicone agora estão proibidos nos Estados Unidos devido à preocupação de que possam vazar, causando efeitos colaterais graves. Cerca de um terço dos implantes são removidos em um período de dez anos devido a complicações.

O uso da própria gordura da pessoa é uma alternativa atraente aos implantes artificiais, porque não provoca o sistema imunológico e parece completamente natural. Além disso, raramente as mulheres lamentam doar alguns quilos de sua própria gordura para a causa. "Não há nenhum outro tecido do qual se possa retirar tal quantidade", disse Marc Hedrick, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e cientista-chefe da MacroPore Biosurgery, em San Diego, Califórnia.

A idéia de usar células-tronco de gordura não é completamente nova. Dois outros grupos tentaram transplantar células-tronco de gordura para rejuvenescimento dos rostos de um pequeno grupo de pacientes, disse Hedrick. O teste de células-tronco de Yoshimura é o maior até o momento, ele acrescentou.

Katz disse que gostaria de ver mais testes em animais e em outras áreas do corpo humano antes de tentar a técnica nos seios. Mas Hedrick é mais otimista: "Há uma boa chance de que isto funcionará", disse ele.

Hedrick acredita que as células-tronco de gordura algum dia encontrarão um uso mais amplo na reparação do músculo cardíaco, fraturas ósseas e em outras terapias com célula-tronco em desenvolvimento. Mas ainda não se sabe como coagir tais células a se tornarem músculos, ossos ou sangue, disse ele.

Na preparação para futuras terapias, a MacroPore Biosurgery já está oferecendo às pessoas que passaram por lipoaspiração a oportunidade de guardar suas células-tronco de gordura. "Eu acho loucura jogá-las fora", disse Hedrick.



Tradução: George El Khouri Andolfato

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home