Menino recita de cor o poema mais longo do mundo

Um menino tibetano é capaz de recitar de cor o maior poema épico do mundo, de 10 milhões de palavras, depois de aprendê-lo enquanto dormia. A informação foi divulgada hoje pela agência oficial Xinhua.

Sitar Doje, um estudante de 13 anos da cidade de Qamdo (Região Autônoma do Tibete), aprendeu de cor e em sonhos o poema sobre o Rei Gesser, o que despertou a curiosidade dos especialistas. Aparentemente, o menino é capaz de recitar a saga do herói mítico em apenas seis horas, o que lhe rendeu o apelido de "Sábio Inspirado por Deus".

A história do Rei Gesser está dividida em 200 capítulos e foi transmitida oralmente de geração para geração, até sua publicação em tibetano em 2001. Na opinião de Cering Puncog, subdiretor da Escola Tibetana da Academia de Ciências Sociais, "Sitar não é um iluminado, simplesmente memorizou de maneira natural o poema depois de ouvi-lo milhares de vezes".

Sitar não é a primeira pessoa que aprende de cor e em sonhos o maior poema épico do mundo, mas sim é o primeiro menino que não é analfabeto, como é tradição entre os tibetanos. O poema, que foi traduzido para o chinês, o inglês, o francês e o japonês, só pode ser totalmente recitado por 140 especialistas.

Por não terem papel, os tibetanos utilizaram durante séculos a técnica da "aprendizagem passiva" para transmitir oralmente a história e as lendas de seu povo.
 EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home