Povoado se desculpa por comer missionário

Um povoado das ilhas Fiji vai apresentar no próximo mês um pedido oficial de desculpas por ter comido, há 136 anos, um missionário inglês que havia ousado tocar a cabeça do chefe da comunidade, informou esta terça-feira a imprensa local.

O reverendo Thomas Baker, da sociedade de missionários de Londres, morreu nas mãos dos Navatusila no dia 21 de julho de 1867. O sacerdote havia retirado um pente do cabelo do chefe do povoado.

Entre os Navatusila, era, e continua sendo, rigorosamente proibido tocar a cabeça do chefe. Por violar esse tabu, Baker foi cozinhado e devorado, convertendo-se na primeira e única vítima do canibalismo dos habitantes das ilhas, que já foram chamadas de "Ilhas Canibais".

Em um relato da época, uma testemunha contava: "Nós o comemos todinho, só não devoramos as botas". Aliás, uma dessas botas está sendo exibida ainda hoje no museu das ilhas Fiji.

Os descendentes da vítima foram convidados para a cerimônia, que se realizará em data ainda não determinada no distrito de Navosa. Espera-se que o primeiro-ministro Laisenia Qarase também esteja presente.
 AFP

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home