Filho de Fidel quer ver países pobres com Internet

Fidel Castro Díaz-Balart, filho do presidente cubano Fidel Castro, pediu hoje aos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) que destinem 0,7% de seu PIB ao desenvolvimento para permitir o acesso de países pobres à Internet. Ele falou à AFP à margem de uma mesa redonda organizada na Unesco, em Paris, sobre as "sociedades do saber".

"Se quisermos levar o conhecimento e a informação através da Internet, é preciso haver medidas que a incentivem e ajudem os países em desenvolvimento a ter acesso a ela", explicou 'Fidelito', de 51 anos, em entrevista limitada ao tema da mesa redonda.

Para conseguir isto, o representante cubano mencionou "vários esquemas (...) que estão relacionados com o propósito de que os países da OCDE destinem 0,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) ao desenvolvimento". "Atualmente (esta cifra) é de 0,3%", lembrou.

Físico nuclear por formação, 'Fidelito' insistiu na necessidade de que "os maiores recursos que se destinariam ao desenvolvimento sejam utilizados para que os países primeiro comecem a desenvolver seu sistema educacional para erradicar o analfabetismo e ter uma consciência clara de como os cidadãos devem ter direito a se educar nestas novas condições".

Fidel também admitiu que o acesso limitado dos países em desenvolvimento à rede aumenta "a brecha" com os países ricos. "Os sistemas internacionais estão se adaptando cada vez mais a transmitir a informação necessária da forma mais instantânea, em tempo real, e em grandes bases de dados", explicou. "Quem não tiver a infra-estrutura da computação, os servidores, não poderá ter acesso a essa base de dados", lamentou.

Na mesa redonda, organizada no âmbito da 32ª conferência-geral da Unesco, que se encerrará em 17 de outubro, os participantes trocaram idéias e experiências sobre "o potencial das Tecnologias da Informação e da Comunicação para acelerar o desenvolvimento".

O propósito do debate, que se estenderá até sexta-feira, é preparar a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, que será realizada nos próximos 9 e 10 de dezembro, em Genebra (Suíça).


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home